Melhoria genética confere plantel premiado ŕ Flamboyant Agropastoril

Há mais de 20 anos realizando um trabalho que prima pela seleção, a Flamboyant Agropastoril tem colhido os frutos desta realização. Com um padrão racial de alto grau e seguindo uma genética diferenciada, o plantel da marca tem sido premiado em diversos campeonatos.

Além de animais da raça Guzerá laureados nos últimos anos, destaca-se, entre as doadoras Nelore, a Hilla II da Flamboyant. Filha de Fajardo da GB e Ganância EC2787, a vaca foi eleita Campeã Matriz Modelo, nas duas últimas edições (2013/ 2014) da ExpoTrês, ocorrida em Três Lagoas (MS) e levou o título de Reservada Campeã na Expoinel MS 2012, em Campo Grande (MS). Para a zootecnista da Flamboyant Agropastoril, Dra. Ângela Fogagnoli, as características mais importantes que conferem ao plantel essa qualidade são a habilidade maternal e a funcionalidade que os animais apresentam.

O trabalho de melhoramento genético da Flamboyant Agropastoril é feito, desde 2002, por meio do PMGZ (Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos). Desenvolvido pela ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu) desde 1992, o programa controla cerca de 3.600 rebanhos de todas as raças zebuínas, em todo o território nacional, por meio de três provas zootécnicas: Controle do Desenvolvimento Ponderal – (CDP), Provas de Ganho em Peso – (PGP) e Controle Leiteiro – (CL).

“O PMGZ é de suma importância para nós, pois, com ele podemos juntar a avaliação das matrizes e reprodutores e a parte morfológica de cada indivíduo”, finaliza Ângela.